quinta-feira, 16 de julho de 2009

relatório- Vânia

UNIDADE 8 - TP2

ATIVIDADE 17

A atividade foi desenvolvida na 7ª Série do período matutino da E.E.B. Augusto Bresola- Vargem-SC, na primeira semana de julho de 2009.

Essa atividade veio contribuir para que os alunos se situem frente à natureza das dificuldades mais freqüentes e possa ter ações mais eficazes do que a mera repetição do modelo certo.

As abordagens tradicionalmente veiculadas na prática pedagógica de álgebra, gráficos, números decimais, grandezas, nos diferentes níveis de ensino, têm focalizado principalmente o uso, memorização e repetição de fórmulas, como modo único de aplicação dos conceitos. Em decorrência desse tipo de abordagem, poderíamos citar algumas dificuldades que os alunos apresentam tais como: a não compreensão da significação em linguagem retórica das fórmulas representadas em linguagem simbólica; a não compreensão das operações elementares; a dificuldade de relacionar ou associar o que está representado; a dificuldade em contextualizar as expressões escritas na linguagem simbólica com relação aos enunciados das questões.
Muitas dessas dificuldades, apresentadas pelos alunos, estão diretamente relacionadas a maneira que eles estavam acostumados a estudar a matemática em si. Dependendo do modo como o professor trabalha, as dificuldades tendem a manifestar-se mais em determinados aspectos do que outros. Em vista disso, considero que a abordagem da atividade proposta, sobre temas que trabalhe a construção dos nexos conceitos, tendo como referência o enfoque teórico lógico-histórico do conceito, possibilitou a significação por parte do aluno das fórmulas que lhe eram incompreensíveis.

De modo específico e baseado no cotidiano da sala de aula, os alunos apresentam maiores dificuldades, sobretudo, em relação ao conceito de variável. Ou seja, vêem a variável como limitada à incógnita e desvinculada de um campo de variação.

Acredito que para a Educação Matemática é de fundamental importância um trabalho como esse que leve em consideração as origens dos conteúdos, sua história e os conceitos necessários para um bom entendimento por parte dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário