segunda-feira, 6 de julho de 2009

ROSANA MENEGAZZO DA SILVA - CELSO RAMOS




UNIDADE 6

Explorando conceitos matemáticos numa discussão esportes-tratamento de informações, números inteiros e medidas.

TAREFA - 1
Utilizar a media para auxiliar no tratamento de informações de dados.
Reconhecer e manipular os números relativos e suas operações da comparação de valores.
Desenvolvimento do tema números relativos e suas operações por meio de dados na comparação de resultados dos alunos em uma corrida.
Deduzir e utilizar os conceitos de medidas e comprimento, superfície, volume, massa e tempo.

TAREFA -2
A - Ponto mais interessante. Participação doa alunos na atividade proposta, e interesse de aprender os conceitos matemáticos, através de uma corrida.
B – Duas das maiores dificuldades em calcular a media.
Alguns apresentaram dificuldades em calcular a media.
Encontraram dificuldades para realizar corrida descaço devido ao mal estado da quadra de esportes.

TAREFA – 3
Na resolução da atividade 11 da unidade 6 do TP@, com os alunos da 7ª série do Núcleo Municipal Santo Antônio, observando-se a importância de alguns conceitos matemáticos presentes em situações de esportes. Ao realizar a corrida em 100 metros fazendo a marcação do rendimento da cada aluno em segundos, trabalhei com os alunos na resolução de uma situação problema relacionando ao tratamento de informações e números relativos como estratégia para mobilizar conhecimentos, construir conceitos em ação desenvolver habilidades relacionadas:
Tratamento de informações;
Media;
Operações Matemáticas;
Unidade de medida;
Tabela;
Gráficos.

Os alunos participaram com interesse e buscam aprender os conceitos matemáticos envolvidos nessa atividade, alguns tiveram dificuldades na resolução dos cálculos mas com ajuda dos colegas conseguiram chegar ao resultado correto. Atividades como essa tem como proposta relacionar as varias funções da matemática com situações do dia – a – dia fazendo com que o aluno venha despertar mais interesse pela matemática.






Nenhum comentário:

Postar um comentário